Saiba como funciona o Serasa


Serasa facilita acesso ao crédito

A Serasa é uma empresa privada que possui um dos maiores bancos de dados do mundo e dedica sua atividade à prestação de serviços de interesse geral. A instituição é reconhecida pelo Código de Defesa do Consumidor como uma entidade de caráter público (Lei 8.078, artigo 43, parágrafo 4º).

Em seus computadores são armazenados dados cadastrais de empresas e cidadãos e informações negativas que indicam dívidas vencidas e não pagas e os registros de protesto de título, ações judiciais, cheques sem fundos e outros registros provenientes de fontes públicas e oficiais. Os dados de dívidas vencidas são enviados sob convênio com credores/fornecedores, indicando os dados do devedor.

As informações da Serasa são fornecidas aos bancos, às lojas do comércio, às pequenas, médias e grandes empresas, com o objetivo de dar apoio às decisões de crédito e, assim, tornar os negócios mais baratos, rápidos e seguros.

Crédito aumenta poder de compra do cidadão

O crédito é uma transação em que o comprador, investido de confiabilidade pela empresa ou loja credora, adquire um bem ou serviço que irá pagar em uma ou mais parcelas durante um determinado período. Isto é, o crédito permite que o consumidor possa comprar a prazo, antecipando a aquisição de bens e serviços.

Crédito tem função social

O crédito tem uma função social muito importante, a de financiar o consumo. Somente o crédito bem concedido pode garantir aos cidadãos maior acesso ao consumo com menores encargos, ampliando, dessa forma, o seu poder aquisitivo, o que leva a um aumento da produção, gera empregos e, portanto, ajuda o País a crescer e se desenvolver.

Cidadão tem acesso a informações sobre seu CPF

As informações do Banco de Dados da Serasa também estão disponíveis para todos os brasileiros que desejam saber quais as anotações que existem em seu CPF.

 

Atualização de dados é diária

A Serasa recebe e processa diariamente dados fornecidos pelas empresas, pelos cidadãos, pelos cartórios, pelos fóruns, pelo Banco Central, pelos Tribunais de Justiça e pelos Diários Oficiais dos Estados. Os processos de manutenção do banco de dados da Serasa estão normatizados segundo o sistema internacional da qualidade ISO 9000, certificados pela Fundação Vanzolini, empresa reconhecida mundialmente e que faz auditorias periódicas nos processos da Serasa.

 

Serasa foi criada em 1968

A Serasa nasceu em 1968 de uma ação cooperada entre bancos que buscavam informações rápidas e seguras para dar suporte às decisões de crédito. A atividade da Serasa era centralizar os serviços de confecção de ficha cadastral única, compartilhada por todos os bancos associados, com redução de custos administrativos para os bancos e os cidadãos.

Na década de 90, a Serasa começou a expandir sua atuação ao fornecer informações e análise para todos os segmentos da economia e para empresas de todos os portes. Boa parte da evolução ocorrida na Serasa, principalmente na última década, deve-se à estratégia adotada sobre as micro, pequenas e médias empresas. Elas precisam de informações baratas e seguras para decisões de crédito, antes privilégio somente de grandes corporações. As informações da Serasa ajudam as empresas a vender e comprar, diminuindo os riscos comuns nesses negócios. Como principal empresa do País e uma das maiores do mundo, a Serasa facilita hoje 2,5 milhões de transações por dia.

Serasa conquista prêmio máximo em gestão empresarial

A Serasa é a primeira e única empresa no Brasil a conquistar duas vezes o Prêmio Nacional da Qualidade (1995 e 2000), a mais importante premiação na área de gestão empresarial do Brasil, e, internacionalmente, recebeu o Prêmio Ibero-Americano da Qualidade 2002. O modelo de Excelência em Gestão da Serasa privilegia, sobretudo, a interação com a comunidade.

Por ter nas pessoas um dos principais focos de gestão, a Serasa, nos últimos anos, figura na lista das Melhores Empresas para se Trabalhar no Brasil, segundo a Revista Exame.

A empresa também possui um processo de Voluntariado que é benchmarking e premiado por diversos veículos da mídia e entidades especializadas. A Serasa entende que a prática da Cidadania começa no espaço corporativo. Os Valores Compartilhados, que definem a filosofia da empresa, partem dos princípios éticos. Essa mesma filosofia guia sua atividade e seu compromisso com a Nação.

 


Publicado em: 16/04/2010 - 11:20 - Última modificação: 16/04/2010 - 11:20

Outros Relacionados:

O que é o SPC?
Copyright © JMRH - 2003 - 2019 - Todos os direitos reservados.
Telefones - 11- 4592-1554 / 11- 97674-5494 (Tim) / 11 - 975071804 (Vivo)
R. Alexandre Moretti, 100 sala 01 - Cafezais II - Itupeva - SP -